HISTÓRIA

O projeto da Fazenda Platô Azul teve início na década de 90, no Cerrado Mineiro, em uma propriedade com um regime de chuvas adequado, ausência de geadas e com a latitude e longitude apropriadas para o cultivo do café.
Hoje a Fazenda Platô Azul tem 953 hectares plantados de café, sendo 240 hectares irrigados por gotejamento, e a previsão para o ano de 2019, de aplicação do mesmo sistema de irrigação para os outros 713 hectares.
A Fazenda Platô Azul promove, em mais de 2.000 hectares, a preservação do Cerrado e o manejo sustentável dos recursos naturais.
Com a confirmação do seu cultivo sustentável, a Fazenda Platô Azul recebeu em 2008 o certificado de sustentabilidade da Rain Forest Alliance e certificado da UTZ em 2017, com Licença Ambiental para sua atividade de produção de café e outorgas regulamentadas para a irrigação.





SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Uma grande preocupação é a minimização da perda de água do tanque por evaporação. Vale registrar que são 19.950 m² de área superficial do reservatório. Logo, se houver uma evaporação de uma lâmina diária média de 4 mm, algo próximo a 29 milhões de litros de água serão perdidos anualmente.
Obviamente, a superfície do reservatório também foi contabilizada como área de coleta das águas das chuvas, o que compensaria (19.950 m² x 1.500 mm de chuvas), exatamente as perdas por evaporação.
De qualquer forma, estratégias estão sendo investigadas para reduzir-se a evaporação da água do reservatório, como, por exemplo, a adição de substâncias para “impermeabilizar” o espelho d´água. Essa substância funcionaria como a cutícula (camada de cera altamente hidrofóbica) depositada sobre a folha do cafeeiro, que dificulta fortemente a evaporação da água do interior da folha.





RESPONSABILIDADE SOCIAL

A Fazenda Platô Azul emprega 150 pessoas em época de colheita e têm como principio básico uma politica social que preza o bem-estar destes trabalhadores e o respeito com seus familiares e as comunidades às quais pertencem.
Para reciclagem de seus funcionários, conta com cursos e palestras ministradas por profissionais credenciados em instituições oficiais, permitindo aos colaboradores, acesso as informações e treinamentos necessários para atuação segura e responsável. Além disso, a Platô Azul oferece benefícios na área de saúde e apoia projetos sociais que garantem qualidade de vida e satisfação dos trabalhadores no desempenho de suas respectivas tarefas.





© 2020 Fazenda Platô Azul